Postado em: 14/10/2025 - Blog, Notícias

Finep e Embrapii firmam aliança estratégica para fortalecer a inovação industrial no Brasil.

Nova parceria busca ampliar o acesso ao financiamento, integrar universidades e empresas e acelerar a modernização tecnológica no país

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciaram uma aliança estratégica voltada ao desenvolvimento de ações conjuntas para impulsionar a inovação industrial no Brasil. A parceria foi oficializada em Brasília durante a 4ª Reunião do Conselho Consultivo da Finep, realizada no dia 8 de outubro de 2025.

O acordo tem como foco fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) por meio de iniciativas como o compartilhamento de dados, melhorias na avaliação de políticas públicas, maior integração dos instrumentos de financiamento à inovação, além da facilitação no acesso ao crédito por parte das empresas brasileiras.

Também estão previstas ações para ampliar a infraestrutura das unidades Embrapii, promover eventos e cooperação internacional, e aproximar universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo em torno de projetos inovadores com alto potencial de impacto econômico e tecnológico.

Integração de forças para acelerar a competitividade nacional

Luiz Antonio Elias, presidente da Finep, destacou que a parceria simboliza a união de duas instituições-chave no fomento à inovação no país. “Estamos promovendo a integração de instrumentos e estruturas para que, na ponta, quem ganhe seja a sociedade brasileira. Essa articulação será ampliada com outros atores, como o BNDES”, afirmou.

O diretor-presidente da Embrapii, Álvaro Toubes Prata, reforçou a importância da Finep na história do ecossistema de inovação e o papel da parceria no fortalecimento da competitividade da indústria brasileira. “Nossa missão é levar a boa ciência para a indústria. A Finep é a nossa irmã mais velha, referência na construção do SNCTI”, afirmou Prata.

Mais crédito, agilidade e impacto para empresas inovadoras

Segundo Elias de Souza Ramos, diretor de Inovação da Finep, a parceria tem alto potencial de impacto prático. “A Embrapii possui forte capilaridade em universidades e institutos federais. A Finep pode aportar crédito e subvenção para fortalecer essa rede, permitindo ações integradas, troca de dados e agilidade no financiamento à inovação”, destacou.

Durante o evento, o Conselho Consultivo da Finep, presidido por Elias, também debateu temas como o processo de capitalização da agência, as mudanças geopolíticas globais e as perspectivas para o Brasil no contexto da sustentabilidade e da COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.

A reunião antecedeu a cerimônia de premiação da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação, que reconheceu projetos em sete categorias, incluindo uma voltada à diversidade de gênero, com protagonismo de mulheres em projetos de inovação.

Fonte: Finep – Publicado em 09/10/2025
(https://www.finep.gov.br)


Voltar