Postado em: 05/06/2017 - Últimas Notícias

Finep anuncia programa de financiamento para equipamentos de telecom

Empresa de fomento vai utilizar recursos do Funttel para abrir linha de crédito para aquisição de produtos fabricados no Brasil.

Segundo dados da P&D Brasil, associação de fabricantes do setor de eletroeletrônicos, estima que os fornecedores perderam R$ 400 milhões com tecnologia nacional porque seus clientes não tiveram dinheiro para comprar seus produtos em 2016. Para evitar esse cenário novamente, a associação e a Finep, empresa de fomento ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, fizeram parceria para criar uma linha de financiamento para equipamentos de telecomunicações.

Anatel já tem dados para montar plano estrutural de rede, mas faltam recursos

Anunciado ontem (1/6) durante painel no Abrint 2017, encontro nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o programa será lançado oficialmente no dia 19 de junho no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). “Objetivo é auxiliar a retomada do crescimento do setor produtivo e também de telecom brasileiro entre 2017 e 2020”, disse André Nunes, superintendente da Finep.

Segundo ele, os recursos para o financiamento virão do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). As únicas regras para pedir o financiamento é um projeto de investimento com o mínimo de R$ 500 mil e a aquisição de equipamentos fabricados no País.

É nesse ponto que a P&D Brasil entra no projeto. A associação produziu uma página em seu site onde relaciona os fabricantes e os produtos que fazem parte do programa. Além disso, lá também tem todas as informações necessárias para fazer o cadastro na Finep.

Rosilda Prates, diretora-executiva da associação, explica que a vantagem da Finep financiar projetos como esse é a menor burocracia se comparado aos bancos de fomento nacionais. Já a escolha por fabricantes nacionais faz com estes se desenvolvam e mantém a riqueza dentro do País.

A Finep financiará até 80% do total da aquisição de equipamentos e as condições do financiamento são de 7% de juros ao ano mais a taxa de TR, que hoje está em 2%, diz Nunes. “Os índices são bem mais atrativos que os do mercado que, segundo provedores, é de 2% ao mês”, comenta o superintendente. As empresas terão carência de 12 meses para iniciar os pagamentos e prazo total de 36 meses para quitar a dívida.

O portal para o cadastro no programa já está aberto no site da Finep e a empresa de fomento afirma que os recursos começarão a ser alocados assim que o programa for lançado oficialmente. Nunes ainda se compromete a aprovar os perfis das companhias que pedirem pelo financiamento em até 35 dias.

Fonte: IP News


Voltar