Postado em: 18/12/2017 - Últimas Notícias

Com 33 reuniões e 957 participantes, Comitês da Anpei encerram 2017 com sucesso e apresentam agenda 2018

[:pb]Neste ano, a Anpei, junto a seus Comitês, atuou de forma intensa e estratégica na divulgação de boas práticas para alavancar a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) entre as empresas. Foram, ao todo, 33 reuniões em diversas regiões do Brasil, nas quais foram debatidos temas extremamente relevantes para que as companhias continuem enxergando a inovação como prioridade.

Os encontros reuniram um público total de 957 participantes de empresas, institutos, agências governamentais, universidades e startups, que contribuíram com a geração de conhecimento através de novas práticas e visões e boas discussões sobre o futuro da inovação brasileira. A Rocha Marques participou dos comitês durante todo o ano de 2017.

O Comitê com maior número de reuniões foi o de Fomento, com oito encontros, que debateram temas como: a funcionalidade da Lei do Bem; os instrumentos de fomento à inovação em operação no Brasil; o modo como a Lei do Bem incentiva a inovação nas empresas; novos olhares para a inovação; estratégias para instruir empresas; aprimoramento e desburocratização da Lei do Bem, entre outros.

O Comitê de Gestão da Inovação teve sete reuniões no total. Todas elas aconteceram em São Paulo e debateram temas como: a relação entre normalização e criatividade; formas de colocar a inovação em prática; Corporate Venture Capital para o fomento da inovação nas empresas; mapeamento de tendências e estrutura de inovação; design thinking e cultura de inovação por colaboração.

Já o Comitê Interação ICT-Empresa fechou o ano com cinco reuniões próprias e mais três conjuntas, sendo uma com o Comitê de Fomento, na qual foi ressaltada a atuação da Anpei em prol do Marco Legal de C,T&I e da Lei do Bem, além da importância de incentivar empresas a aumentar os investimentos em inovação, como já acontece em outros países. As outras duas foram com o Comitê de Gestão da PI, que tiveram como temas: o impacto da impressão 3D na indústria e a comunicação para a eficiência das parcerias.

Por fim, o Grupo de Trabalho Marco Legal realizou quatro encontros para trabalhar na produção de posicionamentos oficiais e envio de propostas de regulamentação ao governo. Esse GT nasceu dentro do Comitê de Interação ICT-Empresa da Anpei, a partir do estudo do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Neste ano, as reuniões aconteceram em diversos locais, o que ajudou a levar as discussões e a produção do conhecimento a mais pessoas. Foram oito reuniões na sede da Anpei em São Paulo, sete na Arena Santader | AUSPIN, também em São Paulo, duas na Sala São Paulo da Agência USP de Inovação e as outras nas sedes dos parceiros – CNI, IPEN/CIETEC, Natura, Bosch e Unicamp, em São Paulo; INPI, BNDES, PUC, UFRJ, CIGRE, no Rio de Janeiro; SENAI, no Paraná; Eletronorte, em Brasília; e TecnoPUC, em Porto Alegre.

As agendas de reuniões dos Comitês em 2018 já estão disponíveis no site da Anpei. Confira e programe-se desde já!

Comitê de Fomento
Comitê Gestão da Inovação
Comitê Gestão da Propriedade Intelectual
Comitê Interação ICT-Empresa
GT Marco Legal

Fonte: ANPEI[:]


Voltar