Postado em: 14/04/2022 - Notícias

Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital já apoia 639 projetos

Em reunião, ministro Paulo Alvim apontou resultados alcançados em um ano de atuação da rede, com investimentos de R$ 855 milhões e geração de 340 pedidos de patentes

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou os resultados já alcançados pela Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital (RITD) em um ano de atuação, com o apoio a 639 projetos, 451 empresas beneficiadas e cerca de R$ 855 milhões em investimentos. Os dados foram revelados durante a 3ª Reunião do Conselho da RITD, realizada nesta quarta-feira (13). A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) é uma organização social supervisionada pelo MCTI.

O ministro ressaltou que o trabalho da Rede de Inovação em Transformação Digital já representa metade de toda a ação da EMBRAPII pelo número de projetos apoiados e destacou como resultado importante a geração de 340 pedidos de patentes. “Isso faz diferença, é fundamental e representa a concretude da contribuição da rede na alavancagem no processo de inovação do país”, afirmou Paulo Alvim.

Durante a participação virtual na reunião, o ministro frisou a relevância da rede e apontou que novas demandas surgirão com a tecnologia 5G e o incremento dos programas de Internet das Coisas (IoT). “Tudo isso vai gerar mais demanda e a perspectiva é que a gente amplie essa atuação.”

Em sua participação, o presidente do Conselho da Rede, Igor Nazareth, explicou que 639 projetos de transformação digital já apoiados pela RITD abrangem diversas áreas, com destaque para saúde, telecomunicações e equipamentos para processos industriais e do setor de serviços. Além disso, as iniciativas incluem projetos em indústria automobilística, cidades inteligentes e agroindústria, entre outros.

O presidente da RIDT, Roberto Soboll, fez um balanço das atividades da rede no primeiro ano de atuação.  Durante a reunião também foram divulgados os resultados das atividades desenvolvidas pelos Comitês Técnicos (Operacionalização; Infraestrutura; Startups; Veículos Autônomos e Mobilidade) e as propostas selecionadas no primeiro ciclo de Basic Funding, nova modalidade de fomento da EMBRAPII que destina recursos não-reembolsáveis ao cofinanciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

A RITD

A Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital apoia o desenvolvimento de projetos com tecnologias digitais, como Internet das Coisas (IoT), Manufatura 4.0 e Conectividade. Para isso, a rede oferece um ecossistema de 22 centros de pesquisa para desenvolver produtos e serviços mais seguros, competitivos e inteligentes.  O objetivo é unir empresas de diferentes portes e startups para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas.

Fonte: Gov.br. Acesso em: 14/04/2022


Voltar