Paraná anuncia R$ 30 milhões para fortalecer ecossistema de inovação com novo edital.
Chamada pública vai impulsionar ambientes de inovação, fomentar eventos e missões estratégicas, e consolidar o sistema estadual como referência nacional
O Governo do Paraná confirmou o investimento de R$ 30 milhões para uma nova chamada pública. O foco será a execução do plano de ação do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação – Separtec, no biênio 2025/2026. A autorização para elaboração do edital foi oficializada durante a abertura da 35ª Conferência da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), realizada em Foz do Iguaçu.
Essa iniciativa reforça o papel do estado como protagonista no fortalecimento de ecossistemas de inovação colaborativos e integrados ao sistema global, que é o tema central da conferência. O novo edital deve ser publicado até o início de 2026. Ele contemplará quatro eixos estratégicos, com foco em:
-
Fomento direto a empresas e ambientes de inovação credenciados;
-
Apoio à realização de eventos e missões nacionais e internacionais;
-
Ações de comunicação para disseminar a cultura empreendedora;
-
Promoção da articulação entre governo, academia e setor produtivo.
Separtec e Paraná Competitivo impulsionam a inovação no estado
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que o Separtec tem se consolidado como um instrumento estruturante da política estadual de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o sistema conta com 490 ambientes credenciados, entre incubadoras, parques tecnológicos e centros de inovação distribuídos por todas as regiões do estado.
Por outro lado, o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou que o novo edital de fomento à inovação representa um avanço importante. Ele destacou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com a criação de um ambiente favorável à geração de conhecimento, tecnologia e novos negócios. “Estamos reforçando o compromisso do governo estadual com a inovação como motor de desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Além disso, o Programa Paraná Competitivo tem se destacado como ferramenta para atração de investimentos produtivos e tecnológicos. O programa é coordenado pela Secretaria da Fazenda, em parceria com a Invest Paraná. Com isso, atua em sinergia com o Separtec, compondo uma das principais estratégias para ampliar a competitividade do estado. Dessa forma, o Paraná se consolida como polo de inovação no Brasil.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná – Publicado em 14/10/2025
http://www.aen.pr.gov.br

