Desde 2024, BNDES já aprovou R$ 556,8 milhões para projetos de transformação digital
BNDES investe em transformação digital no Brasil
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já aprovou, entre 2024 e 2025, R$ 556,8 milhões em crédito para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto.
Esses investimentos têm impulsionado não apenas a modernização de empresas e setores inteiros, mas também a geração de mais de 2 mil novas vagas qualificadas em áreas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), desenvolvimento de software, ciência de dados e arquitetura de sistemas.
Programa BNDES Mais Inovação
Os recursos fazem parte do programa BNDES Mais Inovação, criado em 2023. O foco é apoiar projetos de transformação digital da economia brasileira, priorizando tecnologias como:
-
Inteligência Artificial (IA);
-
Cloud Computing (computação em nuvem);
-
Automação de processos;
-
Big Data e análise de dados;
-
Arquitetura de micro serviços;
-
Plataformas SaaS (software como serviço).
Impacto na economia e inclusão produtiva
De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, esses investimentos fazem parte da estratégia da Nova Indústria Brasil, política do governo federal que busca aumentar a competitividade e produtividade empresarial por meio da digitalização:
“O acesso à transformação digital, sobretudo a micro, pequenas e médias empresas, é também uma política de inclusão produtiva. O objetivo é garantir que companhias de todos os portes possam adotar tecnologias de ponta e modernizar suas práticas de gestão”, destacou Mercadante.
Os dados mostram que o BNDES vem desempenhando um papel estratégico no fomento à transformação digital no Brasil. A combinação de crédito acessível, foco em inovação e incentivo à digitalização está criando oportunidades para empresas, trabalhadores e para a economia como um todo.