BNDES aprova R$ 123 milhões para construção de instituto de inovação do Senai em Minas
[:pb]Projeto trará ao Brasil infraestrutura de P&D integrada ao setor industrial e de testes em equipamentos eletroeletrônicos similar à de EUA, Canadá e Europa
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 122,8 milhões para o projeto de implantação do Instituto Senai de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (ISI-CEDIIEE), na cidade mineira de Itajubá.
O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, em encontro com representantes do setor produtivo local na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). O financiamento é parte do apoio do BNDES o Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, cujo objetivo é investir na implantação e modernização pelo Senai de institutos de inovação, institutos de tecnologia, centros de formação profissional e aquisição de novas unidades móveis.
Os dois primeiros laboratórios, de maior porte e investimentos, terão fundamental importância na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), permitindo à indústria brasileira desenvolver novos equipamentos e sistemas, comparáveis com as tecnologias benchmarkings no mundo.
Além disso, os testes serão utilizados para desenvolvimento e certificação de equipamentos elétricos e eletrônicos, tais como transformadores de potência, disjuntores, transformadores para instrumentos, chaves, seccionadoras, isoladores, cabos e seus acessórios, painéis e componentes.
A escolha de Itajubá para o projeto levou em conta fatores como boa infraestrutura logística (conexão com a BR-459), existência de um conjunto significativo de indústrias do setor elétrico e eletrônico em regiões próximas e proximidade a universidades e centros de pesquisa, o que provê acesso a mão de obra qualificada.
Fonte: Computer World[:]